Elaboração de projetos civis greenfield e brownfield, de obras portuárias onshore e offshore para terminais de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral, estaleiros, marinas, etc, incluindo as estruturas de: cais, píeres, dolphins de amarração e atracação, plataformas, pontes de acesso, pátios de estocagem, acessos rodoviários e ferroviários, entre outros. Dentre os trabalhos desenvolvidos, se destacam:
Elaboração de projetos em diversos níveis de detalhamento, de acordo com a fase em que se encontram os estudos do empreendimento. Uma das principais diferenças entre estas fases é o grau de detalhamento dos estudos para refinamento do CAPEX da obra, onde as estimativas de custos podem variar em torno de: Conceitual (±25 a 30%); Básico (±10 a 15%); e Detalhado (± 5%).
Elaboração de estudos técnicos e projetos da metodologia executiva do projeto à ser executado. Neste estudo são avaliadas diversas variáveis que afetam diretamente na definição dos equipamentos para sua execução dentro das normas de segurança, de forma a atender ao cronograma e também ao custo da obra. Há alguns tipos de estrutura que podem ser utilizadas para a construção de uma estrutura portuária, entre elas: o cantitraveller system, flutuantes e jack-up. Para a definição da melhor alternativa a ser utilizada, algumas variáveis devem ser consideradas, como as forçantes ambientais e processos construtivos característicos da solução adotada.
Definida a metodologia executiva à ser aplicada na obra, as estruturas temporárias para execução serão projetadas. Normalmente são estruturas metálicas, que permitem facilidade de execução, modulação, transporte, instalação, readaptação e reaproveitamento, além da facilidade em encontrar empresas locais para sua execução.
Elaboração de estudos iniciais de uma implantação de um Terminal, avaliando os aspectos técnicos, econômicos e ambientais, onde são analisados os seguintes tópicos:
A fim de definir o melhor sistema de amarração, o estudo de amarração dos navios, avalia um sistema capaz de absorver diversas condições ambientais (vento, ondas e correntes), assim como as cargas atuante nos dispositivos e cabos. Esta análise considera os movimentos de translação: longitudinal (avanço ou surge), transversal (deriva ou sway) e vertical (abatimento/arfagem ou heave); e movimentos de rotação: em torno do eixo longitudinal (balanço ou roll), em torno do eixo transversal (cabeceio ou pitch), e em torno de um eixo vertical (guinada ou yaw).
Devido à grande energia (massa em movimento) com que os navios atingem um sistema de atracação portuário, se faz necessário um completo estudo sobre o melhor sistema de absorção dessa energia e reação transmitida à estrutura de atracação. O desempenho de uma defensa considera desde a energia até o desempenho do composto de borracha conforme a agressividade do ambiente a ser instalado.
Elaboração das estimativas de CAPEX para implantação do empreendimento portuário, considerando valores e preços de mercado, também com o objetivo de subsidiar futuras decisões para o empreendimento, sua viabilidade e planejamento.
Estudo de soluções para reparo, reforço e manutenção das estruturas para garantia de vida útil ou melhorias para novas condições de utilização como: introdução de novos equipamentos, navios maiores, aprofundamento de dragagem, entre outros.
Elaboração de visita técnica para vistoria das estruturas e elaboração de laudo estrutural com o objetivo de apresentar as anomalias encontradas, causas e procedimentos e projetos para recuperação.