Elaboração de projetos civis greenfield e brownfield, de obras portuárias onshore e offshore para terminais de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral, estaleiros, marinas, etc, incluindo as estruturas de: cais, píeres, dolphins de amarração e atracação, plataformas, pontes de acesso, pátios de estocagem, acessos rodoviários e ferroviários, entre outros. Dentre os trabalhos desenvolvidos, se destacam:
Elaboração de projetos em diversos níveis de detalhamento, de acordo com a fase em que se encontram os estudos do empreendimento. Uma das principais diferenças entre estas fases é o grau de detalhamento dos estudos para refinamento do CAPEX da obra, onde as estimativas de custos podem variar em torno de: Conceitual (±25 a 30%); Básico (±10 a 15%); e Detalhado (± 5%).
Elaboração de estudos técnicos e projetos da metodologia executiva do projeto à ser executado. Neste estudo são avaliadas diversas variáveis que afetam diretamente na definição dos equipamentos para sua execução dentro das normas de segurança, de forma a atender ao cronograma e também ao custo da obra. Há alguns tipos de estrutura que podem ser utilizadas para a construção de uma estrutura portuária, entre elas: o cantitraveller system, flutuantes e jack-up. Para a definição da melhor alternativa a ser utilizada, algumas variáveis devem ser consideradas, como as forçantes ambientais e processos construtivos característicos da solução adotada.
Definida a metodologia executiva à ser aplicada na obra, as estruturas temporárias para execução serão projetadas. Normalmente são estruturas metálicas, que permitem facilidade de execução, modulação, transporte, instalação, readaptação e reaproveitamento, além da facilidade em encontrar empresas locais para sua execução.
Elaboração de estudos iniciais de uma implantação de um Terminal, avaliando os aspectos técnicos, econômicos e ambientais, onde são analisados os seguintes tópicos:
A fim de definir o melhor sistema de amarração, o estudo de amarração dos navios, avalia um sistema capaz de absorver diversas condições ambientais (vento, ondas e correntes), assim como as cargas atuante nos dispositivos e cabos. Esta análise considera os movimentos de translação: longitudinal (avanço ou surge), transversal (deriva ou sway) e vertical (abatimento/arfagem ou heave); e movimentos de rotação: em torno do eixo longitudinal (balanço ou roll), em torno do eixo transversal (cabeceio ou pitch), e em torno de um eixo vertical (guinada ou yaw).
Devido à grande energia (massa em movimento) com que os navios atingem um sistema de atracação portuário, se faz necessário um completo estudo sobre o melhor sistema de absorção dessa energia e reação transmitida à estrutura de atracação. O desempenho de uma defensa considera desde a energia até o desempenho do composto de borracha conforme a agressividade do ambiente a ser instalado.
Elaboração das estimativas de CAPEX para implantação do empreendimento portuário, considerando valores e preços de mercado, também com o objetivo de subsidiar futuras decisões para o empreendimento, sua viabilidade e planejamento.
Estudo de soluções para reparo, reforço e manutenção das estruturas para garantia de vida útil ou melhorias para novas condições de utilização como: introdução de novos equipamentos, navios maiores, aprofundamento de dragagem, entre outros.
Elaboração de visita técnica para vistoria das estruturas e elaboração de laudo estrutural com o objetivo de apresentar as anomalias encontradas, causas e procedimentos e projetos para recuperação.
Através da análise dos levantamentos de campo e modelos numéricos computacionais, é possível reproduzir o comportamento de determinada região e assim definir critérios de projeto como: alturas significativas de ondas, correntes, taxa de assoreamento, para dimensionamento de estruturas costeiras de quebra-mar, espigões e molhes. Seu dimensionamento inclui, além dos desenhos e memória de cálculo, a verificação de estabilidade dos taludes, definição das cotas de projeto em função do overtopping, e também definição do comprimento ideal e necessário destas estruturas costeiras para proteção das áreas internas.
É possível desenvolver estudos para cada situação de projeto, onde podem ser estudadas soluções para diversas inclinações de taludes, tamanho e peso de rochas, e em função da variação das alturas de ondas, projetar diversos seguimentos da estrutura, que resultam em uma economia na obra. Em função dos estudos hidrodinâmicos, é possível elaborar a metodologia e sequencia executiva tanto de sua execução propriamente dita como da adaptação e recuperação destas estruturas.
Soluções para Recuperação de praias e costas através de análises e compilação das informações de campo, como: batimetria, topografia, sondagens, dados oceanográficos, modelagens numéricas computacionais, dentre outros. De posse dessas informações é possível definir o melhor projeto de restauração e recuperação, assim como analisar estabilização costeira; definição de jazidas, em mar ou em terra, em conjunto com a metodologia executiva para cada alternativa.
Elaboração de projetos de dragagem e derrocagem, com a definição dos melhores e mais indicados equipamentos disponíveis no mercado.
Com as definições das condições ambientais (fluxo e intensidades das correntes, ondas, entre outros), as características das embarcações, número de vias, velocidades de navegação, entre outros, é possível definir um layout inicial das vias navegáveis, incluindo: canal de navegação, bacia de evolução e área de atracação. Com auxílio de simuladores de navegação, é possível otimizar o projeto das vias navegáveis de forma a identificar possíveis melhoras para uma navegação segura, definindo assim as larguras do canal de navegação, raios de curvatura, diâmetros da bacia, e profundidades de maneira que atenda todas as normas de segurança.
Definido as vias navegáveis, é realizado o projeto de dragagem/derrocagem, onde são apresentados a máscara de dragagem/derrocagem, seções transversais, cálculo de volumes, definição dos melhores equipamentos (custo/benefício) de mercado, especificação técnica destes equipamentos, estudos de produtividade considerando o local de bota-fora do material, e estimativa de CAPEX. Para os projetos de Derrocagem, além dos itens apresentados acima, são elaborados ainda: plano de fogo, definição e dimensionamento dos equipamentos para derrocagem; plano de execução de obras; plano de segurança, entre outros.
Com base nos projetos das vias navegáveis é elaborado o projeto de sinalização náutica, onde são apresentados os tipos de cada sinalização, pintura, lanterna, poitas, etc.
Elaboração de plano de dragagem para execução da obra, atendendo ao cronograma, critérios de projeto e licenças ambientais, bem como definição da melhor forma de contrato e medição da atividade. Elaboração de plano de monitoramento, com orientações sobre métodos e frequência de levantamentos de campo.
Projetos de pavimentação, incluindo as Obras de Arte Especiais, como Viadutos, Pontes, Trincheiras e Intersecções, juntamente com seus respectivos projetos complementares.
Projetos de vias férreas, incluindo as Obras de Arte Especiais, como Viadutos, Pontes, Trincheiras, Passagens em Nível e Intersecções, juntamente com seus respectivos projetos complementares.
A INFRAS ENGENHARIA possui equipes de profissionais capacitados e experientes para cada tipo de obra de grande porte nas seguintes áreas:
Para obras de dragagem e derrocagem é necessário profissionais com experiência em equipamentos de grande porte (diferentes tipos de dragas), batimetria e conhecimento na operação e controle da dragagem e lançamento do material, e com facilidade no uso de softwares específicos para cálculo de volumes de dragagem.
As obras de proteção costeira, são necessários profissionais com conhecimento em equipamentos pesados, tal como: guindastes de grande porte, assim como conhecimento em planilhas para total controle do avanço da obra, e conhecimento em plano de Rigging e segurança.
Em obras de construção, restauração e/ou ampliação de terminais portuários, a INFRAS conta com profissionais experientes em obras de grande porte, em projetos estruturais de obras portuárias, metodologia executiva, equipamentos de cravação de estacas e movimentação de cargas, e conhecimentos de softwares de planejamento e controle de execução e acompanhamento do avanço das obras.
Projetos estruturais de edificações industriais e comerciais, em concreto armado ou metálica, incluindo projetos complementares.